Mídia Max | 24 de novembro de 2009 - 10:48

Instituto presidido por Almir Sater quer limpar Rio Aquidauana

O Instituto Parque do Pantanal, presidido pelo cantor Almir Sater, realizará a partir do dia 27 de novembro, em parceria com o Governo Municipal de Aquidauana, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção da Indústria do Comércio e do Turismo (Seprotur) e Polícia Militar Ambiental, o projeto "Mondego".

A iniciativa tem como objetivo realizar a limpeza do Rio Aquidauana em um trecho de cerca de 200 km, contando com o apoio de 80 pescadores profissionais da colônia Z-7, de Aquidauana, 30 barcos e 4 lanchas (chalanas).

O ponto de partida será na ponte do Rio Taquarussu, às sete horas. A operação durará cerca de seis dias, quando os coletores chegarem ao Rio Miranda, em um ponto conhecido como "Barra". A coleta de lixo será feita nas margens do rio e na bacia.

Segundo o zootecnista Roberto Valadares, da Gerência de Produção e Meio Ambiente do Governo Municipal, o projeto além de realizar educação ambiental e coleta de materiais do rio, visa conscientizar a população.

Todo o lixo recolhido será depositado nos 14 pontos de retirada que serão espalhados pelo percurso, cabendo aos pescadores o trabalho de reciclagem.