G1 | 24 de novembro de 2009 - 08:21

Polícia faz operação contra venda irregular de botijões de gás

O sindicato nacional das distribuidoras de gás estima que o comércio clandestino desse produto conta com 200 mil pontos de venda espalhados pelo país. Quem vai comprar um botijão novo, tem de redobrar a atenção.

Em Belo Horizonte, a polícia chegou até uma mercearia em que os botijões eram guardados perto de um estoque de fogos de artifício. “Não só constatamos o depósito irregular de gás de cozinha, como também a adulteração, ou seja, a transferência de um determinado recipiente para outro”, diz a delegada Sandra de Oliveira. 
 

Na residência da dona de casa Marilene Aparecida, o botijão novinho virou um mistério. Ela não consegue nem fazer almoço. “Troquei o botijão, está novo. Mas o que tem lá dentro?”, questiona. 

O consumidor pode ajudar a combater as fraudes tomando mais cuidado com a procedência e as características do produto. No próprio botijão, aparecem os dados sobre a quantidade correta de gás, o nome do fabricante e a validade do recipiente.

Especialistas dizem que o consumidor deve verificar, inicialmente, o rótulo, se ele está violado. A bandeirinha também deve ser observada, além da validade do botijão.

O telefone para denúncias de gás irregular é 0800 970 0267.