10 de julho de 2004 - 10:22

Colheita do milho gera expectativa de empregos em Dourados

Começou a colheita da segunda safra de milho em Mato Grosso do Sul. Em Dourados, a geada e a estiagem atacaram as lavouras e causaram prejuízos. Mas mesmo assim, já houve um reflexo na economia da região.

Este ano a área plantada em Mato Grosso do Sul diminuiu em 20%, são apenas 530 mil hectares. A colheita ainda não começou, mas uma empresa em Dourados já está selecionando pessoas para trabalhar na safra. Segundo o gerente da empresa, Eduardo Manfio, a expectativa é contratar mais de 400 pessoas para serviços gerais, operador de secador, classificadores e carga e descarga.

Paulo Henrique Pinheiro está desempregado há um ano. A colheita do milho renova a esperança de conseguir emprego, mesmo sendo temporário. Ele disse que a safra deve durar três meses.

Mas os produtores que apostaram no milho não estão muito animados com a colheita que começa nos próximos dias. Relatório do IBGE aponta que a estiagem e a geada devem provocar quebra na safra deste ano. A produtividade deve ficar 12% abaixo da previsão inicial. Em algumas áreas, o estrago foi ainda maior. O produtor Daniel Frantz plantou 280 hectares a falta de chuva a geada afetaram o desenvolvimento das espigas e o produtor estima prejuízo de 50%.
 
TV Morena