MS Notícias | 23 de novembro de 2009 - 13:25

Senadores destacam importância hídrica de Mato Grosso do Sul

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Controle do Senado Federal, proponente do 2º Ciclo de Debates sobre a Gestão Integrada de Recursos Hídricos no Brasil, realizada na Assembleia Legislativa, afirmou agora cedo que a escolha de Campo Grande para sediar o encontro é reconhecimento da importância dos recursos hídricos do Estado.

O senador disse que Mato Grosso do Sul é riquíssimo em águas de qualidade excepcional e revelou que ficou suspreso com a forma como os mancancias são conservados em Bonito.

Já a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), presidente da sub-comissão Permanente de Recursos Hídricos, lembrou que Mato Grosso do Sul é banhado por duas grandes bacias hidrográficas - Paraná e Paraguai -, além de ter sob o solo 2/3 do aquífero guarani.

O Ciclo de Debates faz parte da 18ª edição do Simpósio Brasileiro sobre o Desafio da Prática da Sustentabilidade na Gestão dos Recursos Hídricos: Natureza, Gente e Desenvolvimento. O evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) tem como objetivo debater e plantar sementes de conhecimento que fomentem a inovação e o incentivo às práticas em prol da gestão democrática, participativa, descentralizada e integrada dos recursos hídricos.

Fórum - Fundada em 1977, a ABRH é uma instituição técnico-científica, sem fins lucrativos, com aproximadamente mil associados em todo Brasil, que tem por finalidade congregar técnicos, pesquisadores, gestores, empresários, e todas as pessoas e empresas ligadas ao planejamento e à gestão dos recursos hídricos no País. Entre suas ações, destacam-se: publicação de livros especializados; promoção de eventos internacionais, nacionais e regionais; oito Comissões que discutem temas específicos sobre recursos hídricos. Atuando com independência, a ABRH tem procurado servir de fórum de debates e de encaminhamentos das soluções das questões na área de recursos hídricos, visando em primeiro lugar atender aos interesses da sociedade como um todo.