Fátima News, com Assessoria | 23 de novembro de 2009 - 10:44

Encontro aborda potencial de TL e processo de industrialização em MS

Começa nesta segunda-feira, 23, o “1º Encontro de Negócios de Fornecedores e Indústrias”, promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com o Sebrae e Governo do Estado. Considerada a 25ª cidade mais dinâmica do Brasil, Três Lagoas concentra o maior PIB industrial do Estado e responde por mais de 50% do volume de exportações de produtos industrializados em Mato Grosso do Sul, segundo pesquisa realizada pela Prefeitura do município. O Encontro visa integrar as empresas de diversos segmentos desta região, que tem cada vez mais sua economia modificada pela industrialização, e acontece até o 24 de novembro.

Segundo estudo de tendências, produção e potencial de consumo, realizado pelo Sebrae/MS em 2008, os setores emergentes de MS encontram-se em fase acelerada de industrialização, principalmente em Três Lagoas, onde surgem novas empresas que investem no local. “É uma cidade que está dia a dia despontando no cenário sócio-econômico, tem energia em abundância, facilidade dos incentivos estaduais e municipais, e credibilidade política, que é extremamente importante para a abertura e crescimento industrial”, comenta a vice-prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura.

No primeiro dia de evento, dois temas abordarão a questão: “Potencialidades de Três Lagoas”, às 19 horas, ministrado pela prefeita Simone Tebet; e “O Processo de Industrialização Acelerada de Mato Grosso do Sul” às 20 horas, ministrada pela secretária de produção, Tereza Cristina Correa da Costa; colaborando também para a análise de impactos ocorridos na cidade com o fator industrialização.

Já no dia 24, acontece uma “Rodada de Negócios” entre empresas âncoras que se instalaram em Três Lagoas e possíveis fornecedores do município. O objetivo é oferecer oportunidades. Oito indústrias participarão da Rodada: Cargill Agrícola AS, I.F.C Indústria e Comércio de Condutores Elétricos Ltda, Emplal C.O. Embalagens Plásticas Ltda, Internacional Paper do Brasil Ltda, Klin Produtos Infantil Ltda, Mabel, VCP Celulose sul-mato-grossense Ltda e Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes.

A gerente do Sebrae Regional Bolsão, Márcia Rocha, explica que o evento pretende estreitar relações comerciais com fornecedores do setor de serviços e pequenos negócios de óleo vegetal, papel, calçados infantis, condutores elétricos, celulose, alimentos, gás e energia; além de ampliar ofertas de empregos na área e elevar índices de desenvolvimento. "A industrialização impactou muito na cidade, e que os empreendedores necessitam se organizar e buscar capacitação para a aproveitarem a mudança e seus benefícios", ressalta.

Segundo dados Prefeitura, Três Lagoas é o município em primeiro lugar no ranking exportador de Mato Grosso do Sul. No acumulado do semestre, foi responsável pela emissão de US$ 87,3 milhões em produtos exportados. São 3.924 empresas formais, sendo 535 indústrias. “A cidade disponibiliza mais de oito mil novos postos diretos de trabalho e 13 indústrias estão em fase de instalação. Só tende a crescer e temos que colaborar da melhor forma para este progresso”, afirma a vice-prefeita.

Serviço

O 1º Encontro de Negócios de Fornecedores e Indústrias”, nos dias 23 e 24 de novembro, no Sebrae Regional Bolsão, localizado na Rua Zuleide Peres Tabox, 826. Para mais informações, ligue no (67) 3929-1220.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");