MS Notícias | 23 de novembro de 2009 - 10:18

Semana da Conciliação: MS já tem 4.300 audiências agendadas

Para a Semana da Conciliação no judiciário de Mato Grosso do Sul, já estão agendadas 4.300 audiências de 1º grau. Conforme o setor de estatística do TJ, os dados ainda são preliminares, mas apontam os esforços em promover a justiça de forma rápida e eficiente por meio da conciliação. No 2º grau, outros 302 processos foram separados, os quais poderão surtir num acordo durante a Semana que em MS acontece de 3 a 11 de dezembro.

Até o último dia 17 de novembro, partes e advogados puderam procurar a justiça e manifestar o interesse em agendar a sua audiência. Noutras situações, o próprio magistrado também pode marcar a audiência, após constatar que o caso tem chances de ser resolvido por meio de um acordo.

No Juizado Central, os juízes decidiram estender os trabalhos de conciliação. Desta forma, durante todo o mês, antes do recesso forense (de 1º a 18 de dezembro) nos períodos matutino, vespertino e noturno serão realizadas audiências de conciliação, cujo intuito é resolver os conflitos que afligem a população que busca a solução dos seus problemas na justiça.

A Semana da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em Mato Grosso do Sul, pelo terceiro ano consecutivo, será coordenada pela Desa Tânia Garcia de Freitas Borges. Segundo a magistrada, duas parcerias merecem destaque este ano: pela primeira vez, o Banco Itaú e INSS participarão do movimento conciliatório.

A Justiça Itinerante também confirmou participação nas atividades da Semana da Conciliação e, a exemplo de anos anteriores, o ônibus da Itinerante atenderá na Praça Ary Coelho, nos dias 4 e 11 de dezembro. Para o atendimento, mais de 20 pessoas - entre servidores, conciliadores e demais profissionais – estarão no ônibus.