Diário MS | 23 de novembro de 2009 - 09:28

Dengue cresce 206% em Mato Grosso do Sul e preocupa

A situação da dengue no Mato Grosso do Sul também não é nada favorável, segundo números da secretaria estadual de Saúde. Nas primeiras 30 semanas de 2009, o Estado contabilizou 12.441 notificações de casos de dengue, o que representa um crescimento superior a 206% no número de casos, se comparado com o total de notificações registrados no mesmo período de 2008. No ano passado, eram 4.065 notificações. Com relação à situação no país, MS aparece juntamente com Acre, Amapá, Bahia, Espírito Santo e Mato Grosso na lista dos Estados que tiveram um aumento no número de casos de dengue do Brasil.
A alta incidência da dengue no Estado trouxe o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a Mato Grosso do Sul, onde lançou uma campanha nacional de combate à dengue 2009/2010. Com o mote “Brasil unido contra a dengue”, a iniciativa dá continuidade às ações de prevenção e enfrentamento da doença realizadas no país desde o ano passado.

Os números da contaminação pela dengue em Dourados continuam subindo. Segundo a Secretaria de Saúde, este ano já são 714 casos confirmados da doença. No total, são 1.025 notificações, com mais quatro exames aguardando resultado. Com o avanço da doença, a secretaria de Saúde fará um grande mutirão de limpeza e orientação na região nordeste da cidade, entre os dias 23 e 27 de novembro.

Segundo números da secretaria de Saúde, até sexta-feira foram 1.025 notificações da doença – 714 casos foram confirmados, 299 descartados e quatro casos ainda aguardam resultado de exame laboratorial.

Em Dourados, o aumento na incidência da doença já obriga ações efetivas para tentar combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O trabalho será coordenado pelas equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) e do Programa Saúde da Família, onde será feito um grande mutirão de limpeza e orientação na região nordeste da cidade.

O trabalho será feito de hoje até sexta-feira, nos limites das ruas Humberto de Campos, Monte Alegre e Filinto Muller. No total, serão visitados 7.095 imóveis, em uma extensão de 350 quarteirões.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");