11 de novembro de 2004 - 17:52

Proteína pode originar anticoncepcional masculino

Uma experiência realizada em macacos aos quais administrou-se um hormônio que os deixou temporariamente estéreis poderá abrir o caminho para o desenvolvimento de um anticoncepcional masculino, revelou um publicado nesta quinta-feira na revista científica Science.

Os macacos receberam uma injeção da proteína Eppina, proveniente dos testículos destes animais, que os deixou temporariamente estéreis, embora tenham recuperado a fertilidade ao interromper o tratamento, explicaram os pequisadores.

Um procedimento similar poderá possibilitar a contracepção temporária e reversível nos homens, o que seria uma alternativa aos anticoncepcionais femininos, avaliou Michael O'Rand, um dos integrantes da equipe internacional de cientistas que realizou o estudo em nove macacos da Ásia.

Sete dos nove macacos tratados com uma única solução que continha a proteína Eppina tiveram uma forte reação de seus anticorpos e se tornaram estéreis. Cinco (71%) destes macacos recuperaram a fertilidade após a interrupção do tratamento.

A Eppina aparentemente interfere na formação do esperma, o que causa esterilidade, segundo os autores do estudo.

 

AFP