Valéria Batista / Fátima News | 21 de novembro de 2009 - 08:30

Peti de Jateí participa de palestra sobre prevenção

Zé Carlos / Fátima News

Os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Jateí através da Secretaria de Assistência Social participaram de uma palestra preventiva com o tema Sexualidade.

Em torno de 40 alunos com faixa etária adequada prestigiaram o encontro que aconteceu no Centro Social João Quelé Ramos ministrado pela enfermeira da Estratégia da Saúde da Família (ESF) urbano 01 Karimi Aparecida Cavazzani, incentivada pelo prefeito Arilson Targino e primeira-dama Secretaria de Assistência Social Mafalda Targino.

O projeto Sexualidade foi apresentado pelos acadêmicos do 8º semestre do curso de enfermagem da Faculdade de Administração de Fátima do Sul, Ana Paula Rodon e Willian Nicola que abordaram sobre DST e AIDS, explicando o que são essas doenças e principalmente como evita-las, assim como os métodos de contraceptivos existentes, o sistema reprodutor masculino e feminino, métodos de esterialização como vasectomia e ligadura das tubas uterinas, puberdade e gravidez na adolescência.

De um jeito dinâmico sem constrangimento a enfermeira Karimi e os acadêmicos tiraram as dúvidas dos alunos e ainda garantiu estar disponível no centro de saúde do município para sanar as novas dúvidas que forem surgindo.

 Como explica Cavazzani este é um trabalho de suma importância, desenvolvendo com freqüência nos ambientes escolares, na intenção de transmitir conhecimentos sobre as doenças e principalmente como evitá-las. “É preciso conscientizar e prevenir nossos adolescentes sobre educação sexual e os fatores que influenciam ao  comportamento sobre a vida sexual precoce” diz a enfermeira.

  O encontro se realizou por meio de parcerias através do projeto Integração e Datas comemorativas desenvolvido pela coordenadora pedagógica Neide Brito do Peti, que com freqüência realizam diversas atividades.