11 de novembro de 2004 - 17:43

Dezoito soldados dos EUA morrem em Faluja

Dezoito soldados americanos e 34 guardas nacionais iraquianos morreram na semana de ofensiva militar americana sobre a cidade de Faluja, informou a televisão árabe Al Jazira.

A emissora, que cita porta-vozes militares americanos em Faluja, disse também que um total de 34 membros da Guarda Nacional morreram nos ferozes combates travados com os rebeldes.

Além disso, acrescentou que, até o momento, não se dispõe do número de vítimas entre civis.

Os bombardeios da artilharia americana foram retomados nesta noite, e os enfrentamentos corpo a corpo centram-se agora no sul da cidade.

Testemunhas citadas pela Al Jazira disseram que a cidade tem um aspecto fantasmagórico, com todas as ruas vazias e os hospitais e centros médicos desertos.

Centenas de rebeldes mortos
O Exército norte-americano informou que mais de 500 rebeldes morreram na ofensiva militar pelo controle de Faluja, no Iraque, desde o início das ações militares que pretendem acabar com os focos guerrilheiros na cidade. O funcionário, que não quis ser identificado, informou que, apesar de uma resistência menor do que a esperada, os marines travaram duros combates na cidade, que deixaram como resultado muitas baixas entre os rebeldes.

 

Terra Redação