20 de novembro de 2009 - 15:57

Ventos fortes e granizo causam estragos em 20 municípios de SC

Pelo menos 20 municípios de Santa Catarina foram atingidos por ventos fortes e chuva de granizo na quinta-feira (19), segundo a Defesa Civil estadual. O gerente de Defesa Civil, major Emerson Emelin, informou, por meio de nota, que houve queda de postes, árvores e destelhamentos de casas.

No total, dez pessoas ficaram feridas e 768 residências foram danificadas.

Em Florianópolis, uma embarcação virou, mas os ocupantes foram resgatados. Uma grande árvore de Natal foi derrubada e, em um estádio, parte do placar eletrônico caiu.

Em Maracajá, cerca de 300 casas foram atingidas e duas, destruídas. Três pessoas ficaram feridas. O abastecimento de energia foi afetado.

Em Imbituba, outras três pessoas ficaram feridas depois que foram lançadas ao mar, por causa da queda de um guindaste. Elas foram encaminhadas ao hospital.

A Defesa Civil diz que foram registrados ventos de mais de cem quilômetros por hora no sul. E ainda há risco de temporais no estado nesta sexta-feira (20).

A chuva também provocou estragos em Curitiba, na quinta. A velocidade do vento ficou perto dos 60 quilômetros por hora. Os andaimes de uma obra despencaram. Dois carros caíram em um buraco aberto pela correnteza.

A recomendação aos moradores de áreas atingidas por temporais é comunicar a Defesa Civil ou os bombeiros caso haja movimentação de terra e rochas, além da inclinação de postes e árvores. Se houver granizo, é necessário procurar um local seguro e fechar janelas e portas de casa.