Notícias.MS | 20 de novembro de 2009 - 15:31

UFGD faz show com MV Bill e atrai 4,5 mil pessoas em Dourados

O rapper MV Bill e o grupo Fase Terminal encerraram o III Seminário de Assuntos Estudantis com show aberto ao público

“Bem que a UFGD podia fazer mais shows assim”, era o comentário que circulava durante a realização do show que encerrou o III Seminário de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em 12 de novembro, com apresentação do rapper MV Bill, do grupo Fase Terminal e ainda dos jovens indígenas do Ponto de Hip Hop da Reserva Indígena de Dourados.

De acordo com a organização do Seminário, o show reuniu aproximadamente 4,5 mil pessoas, muitas de bairros da periferia, a segurança foi criteriosa e felizmente não houve nenhuma briga entre os participantes, o que colabora para romper com o preconceito que generaliza a violência entre os moradores dos bairros mais pobres da cidade.

Para a coordenadora de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Extensão da UFGD, Ceres Moraes, todo o Seminário quebrou estigmas, chamando os jovens para refletir e discutir sobre o que podem fazer para melhorar a realidade onde vivem, tendo como um dos caminhos a aproximação entre Universidade e Sociedade, que foi o tema central do seminário.

Esse sucesso aumenta a expectativa para 2010, conforme fala do reitor da UFGD, professor doutor Damião Duque de Farias. “Agora o público já espera que o IV Seminário, no ano que vem, seja pelo menos tão bom quanto esse e ainda dá para cada um a responsabilidade de colocar em prática todas as idéias geradas nos debates”, disse o reitor.

O III Seminário de Assuntos Estudantis foi realizado de 10 a 12 de novembro com diversas mesas redondas que abordaram temas como “Fazer-se livre: práticas e imaginários”, “A Universidade na Sociedade, a Sociedade na Universidade”, “Fazer-se igual: práticas e imaginários” e “Fazer-se solidário: práticas e imaginários”, além de conferências sobre “Universidade e Sociedade: quais os espaços, as ações e as direções?”.

O Seminário foi promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), através da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (COAE) e contou com apoio da Prefeitura de Dourados, Funced, DCE/UFGD, da CUFA, Kikão Restaurante e Rádio Grande FM.