Notícias.MS | 21 de novembro de 2009 - 06:15

Lavagem de roupas de serviços de saúde terá regras específicas

As roupas utilizadas nos serviços de saúde terão novas regras de lavagem. A proposta está na Consulta Pública 73, disponível no site da Anvisa. As roupas utilizadas em serviços de saúde incluem lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, colchas, cortinas, roupas de pacientes, campos cirúrgicos, propés, aventais e gorros não descartáveis, dentre outros. O processamento das roupas dos serviços de saúde envolve todas as etapas desde a coleta da roupa suja até a distribuição da roupa limpa para novo uso.

O documento propõe, por exemplo, a capacitação dos trabalhadores das unidades de processamento de roupas de serviços de saúde, também conhecida como lavanderia hospitalar, e proíbe a lavagem de roupas de serviços de saúde em domicilio. A proposta também veda a alimentação nas áreas de trabalho e obriga a instalação de recursos para higienização das mãos na várias áreas da unidade.

A Consulta Pública permanece aberta até o dia 16 de dezembro e as contribuições podem ser encaminhadas pelo e-mail: cp.73.2009@anvisa.gov.br ; para o Fax: (61) 3462 6895 ; ou para o endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde, SIA Trecho 5, Área Especial 57, Brasília- DF, CEP 71.205-050.

Qualquer pessoa pode participar e as manifestações devem ser feitas em formulário específico disponível na página da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/divulga/consulta/index.htm.