EFE | 20 de novembro de 2009 - 08:01

FIFA diz que pode tomar decisão hoje sobre jogo entre França e Irlanda

A Fifa pode tomar uma decisão sobre o polêmico jogo entre França e Irlanda na última quarta-feira, no qual um lance envolvendo um toque de mão de Thierry Henry levou ao gol que garantiu a classificação francesa para a Copa do Mundo de 2010.

"Ainda não tomamos uma decisão. É possível que o façamos hoje, mas não posso garantir nada", disse à Agência Efe um representante da Fifa que preferiu não se identificar.

A fonte confirmou que "recebemos ontem à noite uma carta da associação de futebol da Irlanda (FAI, na sigla em inglês), na qual se pede à Fifa para que ordene a repetição da partida".

"Estamos estudando esse pedido com base nas leis da Fifa", insistiu o representante, sem querer dar mais detalhes.

Porém, um trecho do regulamento da Fifa estabelece que a decisão do árbitro de um jogo é definitiva.

A opinião de que o jogo deveria ser repetido já ultrapassou os mais afetados, os irlandeses, cujo Governo e Parlamento defenderam uma nova partida. Até na França surgiram vozes favoráveis a isso.

O próprio Henry relatou ao término do jogo que tinha tocado a bola com a mão e, inclusive, que contou isso para o juiz sueco, o qual respondeu que "você não é o árbitro".

A ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, disse hoje que "seria bom" se houvesse uma repetição do jogo entre Irlanda e França.