Folha Online | 20 de novembro de 2009 - 07:15

Chuva volta a atingir o RS e deixa 70 mil sem luz no Estado

Fortes chuvas voltaram a atingir o Rio Grande do Sul na tarde desta quinta-feira e elevaram os problemas de fornecimento de energia que já atinge mais de 70 mil consumidores em todo o Estado, segundo as três concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia.

Aas regiões mais afetadas são o norte e o nordeste do Estado, onde mais de 52 mil pessoas estão sem luz, segundo a RGE (Rio Grande Energia). As cidades mais afetadas são Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha. Por volta das 15h, cerca de 250 equipes trabalhavam para a normalização do fornecimento. Não há previsão para o retorno da luz.

Já na região metropolitana e nos vales, a AES Sul aponta 12,8 mil pessoas sem luz, mas o número pode subir, uma vez que a concessionária ainda contabilizava os estragos causados com o vendaval da tarde de hoje. A concessionária não informou o numero de equipes trabalhando para solucionar o problema.

A situação mais grave, entretanto, era encontrada na região das cidades de São Lourenço do Sul, Turuçu e Cristal, onde uma estrutura de metal da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) caiu no rio Camaquã por volta das 6h desta quinta-feira, afetando o fornecimento de energia para 16 mil consumidores.

A situação é considerada "grave" pela concessionária e ainda não há previsão de quando a luz será restabelecida na região. Um helicóptero está sendo utilizado para a inspeção das linhas de transmissão.

Procurada pela Folha Online, a Defesa Civil Estadual informou, por volta das 15h, que ainda fazia levantamento para avaliar os danos causados pelo temporão. Desde o início do mês ao menos seis cidades -- General Câmara, Minas do Leão, São Sebastião do Caí, Taquari, Pantano Grande e Montaurí-- decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul, em decorrência das chuvas.

Os vendavais que atingiram o Estado são resultado da aproximação de uma frente fria. Para hoje ainda são esperadas chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de rajadas de ventos e trovoadas, segundo previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). As temperaturas devem ficar em queda.