Folha Online | 20 de novembro de 2009 - 05:33

Ipea diz que crise internacional ainda representa risco ao Brasil

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou estudo que mostra que, apesar de o Brasil aparentemente já ter saído da crise internacional, ainda há riscos significativos nas economias de outros países que poderiam voltar a impactar o Brasil, entre eles altos índices de desemprego em mercados consumidores de produtos brasileiros e o arrefecimento do comércio internacional.

"O Brasil venceu as etapas mais difíceis [da crise], mas podem haver desdobramentos que podem atingir o país. Ainda existem riscos sim. Os movimentos da economia são tão rápidos, existem tantas incertezas, que exigem um monitoramento cuidadoso", afirmou o assessor da presidência do Ipea, Milko Malijascic.

De acordo com o assessor, o Brasil acertou ao aumentar benefícios sociais e desonerar produtos para manter o consumo aquecido. "Minha preocupação maior está na sustentação do crescimento", completou.

PIB e desemprego

O documento apresenta dados como o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de vários países que ainda não apresentaram recuperação significativa --como a Rússia-- e do desemprego, que atingiu níveis altos em países como Estados Unidos e na União Europeia. Para Malijascic, é cedo para o mundo ter certeza de que a crise acabou.

"Todo esse otimismo gigantesco no mínimo tem que ser visto com enorme reservas", afirmou.