AFP | 19 de novembro de 2009 - 15:13

OMC autoriza Brasil a retaliar EUA por subsídios ao algodão

A Organização Mundial do Comércio (OMC) autorizou nesta quinta-feira o Brasil a começar a aplicar sanções contra os Estados Unidos pelos subsídios ilegais concedidos pelo governo americano aos produtores de algodão.

Mas, o País ainda não está pronto para colocar em prática a medida, pois ainda está analisando quais produtos americanos serão penalizados e também avalia os dados sobre os subsídios para saber o tamanho da retaliação.

"Hoje é o dia a partir do qual o Brasil recebe a autorização para tomar medidas de represália. Podem começar a impor as sanções quando quiserem", assinalaram fontes da organização.

Em 31 de agosto passado, a OMC decidiu impor sanções aos Estados Unidos a favor do Brasil em seu litígio sobre as subvenções que Washington concede a seus produtores de algodão, e que poderão chegar este ano a US$ 800 milhões.

Em setembro de 2002, o Brasil apresentou uma queixa contra os subsídios americanos ao algodão ante a OMC. Um painel de resolução de conflitos e outros de apelação deram razão sucessivamente aos brasileiros.