Dourados Informa | 19 de novembro de 2009 - 12:58

Pajés protestam dançando e cantando na sede da Funai em Dourados

Lideranças indígenas das aldeias de Dourados e de outras cidades que fazem parte da região Conesul do Estado estão há pelo menos duas semanas acampados na Praça do Cinquentenário, em frente a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Dourados.

Pelo menos 18 pajés de várias aldeias da região estão neste momento fazendo uma ‘dança indígena’ dentro da Funai protestando contra a permanência da atual diretora regional da entidade, Margarida Nicoletti.

“Nós queremos colocar uma pessoa que faça valer o direito dos índios (...) não queremos a Margarida mais e já decidimos que ela tem que sair porque nós é que mandamos na Funai”, disse Ava Tamoñarom liderança da Aldeia Takuara de Juti/MS.

Segundo as lideranças a administração de Nicoletti compromete a sobrevivência dos indígenas uma vez que eles já perderam vários benefícios depois que a administradora assumiu o cargo.

Caso a exoneração de Nicoletti não saia ainda hoje, os indígenas prometem bloquear a BR 163 e todas as rodovias que passam pelas aldeias do Estado.

“Se ela não sair do cargo e entrar uma pessoa aprovada por nós, a gente vai fechar a BR e para isso temos o apoio do pessoal do movimento dos sem-terra”, afirmou Tamoñarom.