11 de novembro de 2004 - 16:27

Associação fortalece suinocultura em Mato Grosso do Sul

Os produtores de suínos do Estado ganharam há dois meses, porém com funcionamento efetivo recente, mais um importante instrumento de trabalho. A partir de agora a classe ganha representatividade e já pode contar, além da Câmara Setorial, com a Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Asumas).

De acordo com o secretário executivo da Câmara Setorial da Suinocultura vinculado a Secretaria de Estado da Produção e do Turismo (Seprotur), José Nascimento Oliveira, o setor necessitava há tempos de uma coordenação que oferecesse sustentabilidade para a classe.

“A partir de agora temos a Associação como referência, isso é fundamental. Entre as diversas funções da Asumas, por exemplo, o fato de ela passar a gerenciar o fundo emergencial da suinocultura – hoje cerca de R$ 500 mil – gera mais tranqüilidade para os criadores”, comenta ao explicar que o fundo agiria nos moldes do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa/MS).

Inicialmente instalada em Dourados a Associação, a partir de agora, está de mudança para a Capital. Em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), que cedeu espaço em sua antiga sede, localizada a Avenida Mato Grosso, a Asumas já começou a fazer os primeiros acertos e está em fase de cadastramento dos produtores.

Presidida pelo produtor e empresário Luiz Teodoro de Souza, a nova associação foi firmada com o intuito de fortalecer a classe que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado estadual e nacional. Ainda nova, mas já atuando com profissionalismo, a Asumas conta ainda com um site monitorado diariamente com informações do setor, cotações entre outros. Acesse o www.asumas.com.br e conheça um pouco do setor suinícola de Mato Grosso do Sul.

 

 



Assessoria de Imprensa Seprotur