Fátima News, com Assessoria | 18 de novembro de 2009 - 17:50

Educação atende mais de 3,5 mil alunos com necessidades especiais

O governo do Estado se preocupa em garantir educação pública de qualidade para todos. Desta forma, através da Coordenadoria de Educação Especial (Coesp), da Secretaria de Estado de Educação (SED), já ofereceu 6.456 atendimentos para os 3.505 alunos com algum tipo de deficiência matriculados na rede pública estadual de ensino.

Para atender estes alunos, com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação matriculados no ensino regular, a SED disponibiliza de 837 profissionais, que atuam em diversas instituições públicas do Estado direcionadas a atender estes estudantes.

De acordo com dados da SED, 160 técnicos com especializados atuam nos Núcleos de Educação Especial (Nuesp); 141 professores são itinerantes em classe comum e 215 professores itinerantes domiciliares e intérpretes para alunos.

Além destes, 201 professores atuam em salas de recursos multifuncionais; 21 profissionais especializados trabalham no Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação; 39 atuam no Centro de Atendimento Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP/DV); 37 são do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS). Outros 23 profissionais são de classes hospitalares.

A Secretaria de Educação também divulgou os dados do censo 2009, que mostra o mapa de alunos com deficiência atendidos na rede pública de ensino. Os números apontam 586 estudantes com deficiência auditiva; 2.218 com deficiência mental; 159 deficientes físicos; 187 deficientes visuais; 233 com deficiência múltipla; 11 surdocegos; 54 com transtornos globais do desenvolvimento e 57 alunos com altas habilidades/superdotação, que também precisam de atenção especial.