11 de novembro de 2004 - 16:12

Gaúchos em alerta com aproximação de ciclone

As autoridades gaúchas mantiveram o alerta sobre o ciclone extratropical que está se formando na costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul. O fenômeno, que provocará ventos de mais de 70km/h no Litoral Norte gaúcho e mais de 100 km/h em alto-mar deverá atingir o Estado entre hoje e amanhã.

Com isso, o 5º Distrito Naval de Rio Grande determinou que todos a embarcações retornem de alto mar. O ciclone deverá atingir o leste do Estado. Porto Alegre não será muito atingida pelo fenômeno climático.

O vento será acompanhado de chuva forte e possibilidade de granizo em algumas regiões. Conforme a meteorologia, as ondas podem chegar a cinco metros em alto-mar. Há chance de ressaca em toda a costa do Rio Grande do Sul.

Em Torres, no Litoral Norte, muitos turistas estão desistindo das reservas em hotéis para o feriadão em virtude do fenômeno climático.

Com o alerta da Marinha, diversos barcos já atracaram no cais do Porto Velho, no centro de Rio Grande. A Comissão de Defesa Civil colocou 20 equipes em alerta. Em Tramandaí e Torres, as guarnições do Grupo de Resgate do Corpo de Bombeiros estão de prontidão, com equipamentos e embarcações abastecidas para serem utilizadas a qualquer momento.

O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Paulo Osório, disse que o alerta não é para colocar as pessoas em pânico, mas para que tomem providências em relação à aproximação do ciclone do Estado.

Segundo a Defesa Civil, o ciclone não será tão intenso como o Ciclone Catarina, ocorrido em março. Porto Alegre não será muito atingida pelo fenômeno climático. Na capital gaúcha, as chuvas torrenciais que começaram às 22h dessa quarta-feira provocaram muitos alagamentos na cidade. A chuva deixou mais de 20 pessoas desabrigadas. A enxurrada danificou muitas residências e provocou desabamentos, de acordo com a Defesa Civil.

 

Terra Redação