18 de novembro de 2009 - 15:26

Matrículas na rede estadual de ensino iniciam no dia 30 de novembro

O Governo do Estado inicia, a partir do dia 30 de novembro, o período de matrículas para alunos interessados em ingressarem na rede estadual de ensino. As novas matrículas serão realizadas através do endereço eletrônico www.sed.ms.gov.br .

O processo de matrícula está dividido em duas etapas, que acontecerão em períodos diferentes, conforme cronograma de cada município. Os alunos que já estudam na rede estadual de ensino, deverão confirmar e renovar a matrícula entre os dias 25 de novembro a 06 de janeiro de 2010. A outra etapa são as matrículas novas, iniciam no dia 30 de novembro.

         Segundo a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, as matrícula digital facilita a quantificação das vagas e a padronização das matrículas. “A matrícula digital permite ao aluno a escolha de três opções de vagas (escola), sendo que a primeira é a prioridade. Quanto antes o aluno realizar a inscrição mais fácil será para ele conseguir a vaga na escola pretendida. Alunos com necessidades especiais terão prioridade” afirmou a secretária de Educação.

Matrículas novas - O aluno interessado em estudar na rede estadual de ensino preencherá um cadastro para concorrer a uma vaga. De qualquer computador conectado a internet seja em casa, na escola, no núcleo de tecnologia educacional sediado no município ou nas centrais de matrícula dos municípios, o aluno poderá requerer a vaga. O acesso levará ao programa Matricula Digital. Cadastros incorretos levam ao cancelamento da inscrição. O candidato com mais de uma inscrição prevalecerá a mais recente. Alunos com necessidades educacionais especiais deverão identificá-las para garantir a prioridade de vaga.

O programa Matrícula Digital existe em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas e, neste ano, estará também em Coxim e Terenos.

Por meio da Matrícula digital, serão atendidos 160.336 alunos em 162 escolas, correspondendo a 56% das matriculas da Rede Estadual de Ensino. Nos demais municípios o procedimento será o convencional.

A matricula digital facilitará a escolha da escola; os critérios são uniformes; oferece informações para o planejamento da rede; evita que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas e oferece à Secretaria de Educação a oportunidade de conhecer previamente a demanda. A rede estadual de ensino estará oferecendo vagas para o ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.