Notícias.MS | 18 de novembro de 2009 - 14:50

Maracaju será o centro da nova empresa ferroviária do Codesul

Maracaju será o ponto central da Ferrosul, uma empresa pública criada a partir da Ferroeste com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os governadores André Puccinelli (MS), Roberto Requião (PR); Luiz Henrique da Silveira (SC) e Yeda Crusius (RS)  assinaram hoje (18), em reunião reservada, moção que cria um grupo de trabalho com objetivo de estruturar proposta de implantação da Ferrosul, no prazo de 30 dias.

“Maracaju será o ponte de união da Ferrosul, que vai passar pelos quatro estados. A ferrovia Maracaju até Cascavel (PR) será uma ligação de vital importância para o oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná, Rio Grande do Sul e Paraguai, irá interligar a maior fronteira agrícola do País”, explica o explica o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, lembrando que a Ferrovia Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A pertence exclusivamente ao Estado do Paraná, com investimento na época de US$ 363 milhões.

Segundo o presidente da Ferroeste, os estados terão gestão compartilhada da Ferrosul. “Não estamos vendendo a Ferroeste, mas a gestão será compartilhada independentemente do aporte colocado por cada um dos demais estados do Codesul. O que queremos é construir uma governança conjunta, através de um acordo com os acionistas”, esclarece.

Para a governadora Yeda Crusius, a criação da Ferrosul irá passar por locais onde faltam pontes e estradas para o transporte da produção no Rio Grande do Sul. “A Ferrosul muda e muda para melhor a economia dos quatro estados do Codesul, que irão reduzir os custos do transporte”, explica.

A governadora destaca a união e harmonia dos estados para um fim comum, que contribuirá para o desenvolvimento dos estados. “Até  25 de novembro teremos um projeto de toda a estrutura e constituição da Ferrosul. Já enviaremos projeto para a Assembléia Legislativa”, conta.

A Ferrosul também ficará responsável pelo sistema logístico nos estados do Codesul, através de um planejamento para o desenvolvimento e integração da economia da região sul. Um exemplo disso, seria a integração das ferrovias com armazéns.

No início deste mês, as Assembleias Legislativas dos quatro estados do Codesul, que integram o Parlasul (Parlamento do Sul), decidiram apoiar a expansão dos ramais da Ferroeste e a criação da Ferrosul e firmaram a Carta de Intenções em Defesa da Ferrosul – Uma Ferrovia para Integrar o Sul do Brasil.