G1 | 18 de novembro de 2009 - 10:15

Brasil registra recorde de recalls de veículos em 2009

O Brasil nunca teve tantos recalls. De acordo com o levantamento feito pelo G1, entre 1º de janeiro e 18 novembro de 2009, foram 40 convocações de 65 modelos e versões diferentes, que totalizam 697.756 mil unidades chamadas oficialmente por oferecer risco à segurança ou à integridade física do condutor e passageiros.

Esse montante é maior do que o registrado em 2008, até então ano recordista com 33 convocações, segundo os dados do Ministério Público Federal que, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), recebe todos os comunicados e boletins emitidos pelos fabricantes de automóveis e é responsável por enviar um laudo técnico com a ordem de recall. 

Este ano, foram contabilizados pelo DPDC apenas 31 recalls, devido a demora no processo de registro dos chamados que aumentaram consideravelmente nos últimos dois meses.

“Apesar de representar 66% do total de recalls no país, que inclui produtos, alimentos, informática, medicamentos e brinquedos, o número de convocação de veículos e motocicletas têm se mantido estável nos últimos anos”, afirma o coordenador-jurídico do DPDC, Amaury Martins. 

O aumento de recalls em relação aos outros anos pode ser reflexo dos recentes recordes de vendas, inclusive de melhor mês da história da indústria automobilística, registrado em setembro deste ano quando, impulsionadas pelo fim da redução do IPI, as fabricantes comercializaram 308,7 mil veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus).

“As variações na linha de montagem, tanto para mais quanto para menos, podem interferir na produção e levar a falhas humanas, por isso é importante que as fabricantes de autopeças e as montadoras equilibrem a capacidade de mão de obra e a de produção”, afirma o engenheiro e conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), Francisco Satkunas.

“Com a retomada surpreendente da indústria automobilística neste ano e a necessidade de aumentar a produção, às vezes não dá tempo de contratar e treinar novos funcionários”, diz Satkunas que lembra que os motivos de recall também podem estar relacionados a falhas de projeto, de matéria-prima ou validação dos componentes.