Notícias.MS | 18 de novembro de 2009 - 06:29 MATO GROSSO DO SUL

MS elege hoje a Miss Gay e Miss Transex 2009

Mato Grosso do Sul elege nesta quarta-feira (18) a Miss Gay e Miss Transex 2009. O evento, que tem o apoio do governo do Estado, através da Fundação Estadual de Cultura (FCMS), acontece às 19h no teatro Aracy Balanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, centro da Capital.

O concurso vai eleger a representante sul-mato-grossense para a etapa nacional do Miss Gay e Miss Transex. “Em anos anteriores, o Estado não participava do concurso nacional e deixava esta vaga em aberto. Agora nós vamos eleger a nossa representante porque temos muitas candidatas que estão à altura de vencer a etapa brasileira”, comenta o coordenador do evento e representante do concurso Miss Gay Brasil, Frank Rossatto.

Para o produtor cultural da Fundação de Cultura, Caciano Lima, o apoio ao concurso é uma forma de mostrar que o governo do Estado participa ativamente de políticas públicas voltadas à diversidade cultural. “Esta é uma forma se de aproximar deste público e trazê-lo para mais eventos culturais”, observa Caciano. O coordenador do evento, Frank Rossato, compartilha da mesma visão; para ele a realização do concurso incentiva as atividades culturais voltadas para o público LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros.

Concurso

O Miss Gay terá 12 candidatas, e o de Miss Transex tem a participação de seis inscritas. Cada participante representará sua cidade e um dos critérios para a participação é que sejam nascidas no Estado ou que morem aqui há pelo menos três meses. Nas duas categoria as candidatas fazem três entradas. No Miss Gay a primeira entrada é com um vestido preto casual, sem o uso de acessórios; no Miss Transex esta primeira apresentação será com traje de banho – maiô preto. A segunda entrada é com um traje típico de cada cidade representada e a terceira, e última entrada, será com traje de gala.

O concurso será apresentado por Patativa Flower e terá ainda participações das sul-mato-grossenses Nathally Joyce, Lorrayne Kiss, Skarlatt Ohara, Luna Person – eleita Miss Gay MS 2008 - e Francyelle Campos, atual Miss Transex MS.

Além do apoio da FCMS, o governo do Estado tem participação através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher. A entrada custa R$ 10 para todos e podem ser obtidos antecipadamente pelo telefone 9276-4197.