Notícias.MS | 17 de novembro de 2009 - 17:06

Equipe do Proerd no MS participa de seminário em Belo Horizonte

Começa no próximo domingo (22), em Belo Horizonte , o Seminário do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A polícia militar de Mato Grosso do Sul participa do encontro, que vai até dia 28, e tem o objetivo de aperfeiçoar as habilidades dos profissionais que fazem parte do Proerd nos estados.

Entre os participantes do encontro nacional, o coordenador do Proerd no Estado, coronel Oscar Rodrigues estará na equipe de representantes de Mato Grosso do Sul. O seminário traz ainda cursos para o aperfeiçoamento dos profissionais, como: “Currículo Proerd para os pais”, “Currículo Proerd Educação Infantil”, workshop de orientadores educacionais e nivelamento de método e planejamento para 2010.

O seminário é realizado pela Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Câmara Técnica de Estratégias do Proerd e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Proerd

O programa é colocado em prática como um meio de prevenir a violência através da formação levada para as crianças a partir do 5° ano do ensino fundamental. Além disso, também atende adolescentes e os pais dos pequenos em ações específicas do programa. O Proerd tem três objetivos principais: prevenir o uso de drogas pelas crianças, prevenir a violência e aproximar a polícia da comunidade para incentivar o bom relacionamento entre os policiais e a população.

Este é o 12º ano do Proerd em Mato Grosso do Sul, que começou em 1997. Os alunos do 5º ano são o alvo das ações do Proerd porque, segundo dados de órgão como a Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad), é nesta idade onde há o risco maior de as crianças entrarem em contato com as drogas e, consequentemente, com a violência.

O Proerd entra na grade de aula dos estudantes. As palestras são realizadas uma vez por semana. Cada aluno recebe uma cartilha com explicações e exercícios baseados nos objetos do programa.