Notícias.MS | 17 de novembro de 2009 - 08:50

Mato Grosso do Sul é o líder em liberação de recursos do PAC

Mato Grosso do Sul é o Estado brasileiro que mais liberou recursos do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC). Segundo levantamento da Caixa Econômica Federal (CEF), 41% dos valores de investimento previstos já foram liberados, em função do ritmo acelerado das obras, da qualidade dos projetos apresentados e do acompanhamento do Governo do Estado a todas as etapas do processo. Para o governador André Puccinelli “é uma demonstração de empenho  e dedicação que se traduz em obras, empregos e desenvolvimento para o nosso Estado e para a nossa gente”’.

A posição de Mato Grosso do Sul no ranking é destacada em relatório da CEF, principalmente por representarem os 41% mais do que o dobro da média nacional (20%) e dez pontos percentuais acima dos Estados do Rio Grande do Norte e Roraima, que estão empatados em segundo lugar com 31% das liberações, considerando todos os recursos do programa por unidade da Federação.

Líder em habitação e saneamento

No mesmo relatório, ponderando apenas os recursos tomados pelo Governo do Estado para os setores de habitação e saneamento, Mato Grosso do Sul continua em primeiro lugar, com um desempenho correspondente a 37% dos recursos liberados, praticamente o dobro da média nacional de 17%, empatado com o Estado do Paraná.

O índice mais expressivo do relatório diz respeito ao PAC habitação. Quando é ponderado apenas esse setor, Mato Grosso do Sul aparece em primeiro lugar com 76% dos valores de investimentos já desbloqueados. Em segundo lugar aparecem empatados os Estados de Goiás e Mato Grosso com 52% de desbloqueio. Neste caso, o desempenho de Mato Grosso do Sul é 3,6 vezes maior que a média nacional de 21%.

Os números foram levados ao conhecimento do governador André Puccinelli pelo diretor regional da CEF, Paulo Antunes. “São números que traduzem nosso trabalho dedicado, marcado pela competência e pelo compromisso com a comunidade. Para nós recursos só existem quando se traduzem em obras concluídas, pagas e entregues à população”, disse o governador.