Notícias.MS | 16 de novembro de 2009 - 17:06

MS e Banco do Brasil querem ir onde o agricultor familiar está

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e a Superintendência Regional do Banco do Brasil, firmaram um convênio para a instalação do Canal Facilitador de Crédito (CFC) em Mato Grosso do Sul. O pacto de atuação integrada foi celebrado na manhã desta segunda-feira (16), na sede da Seprotur, na Capital.
 
Segundo a secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, esta ação conjunta, que será conduzida no Estado por meio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Banco do Brasil, tem objetivo de ampliar e massificar o acesso ao crédito rural entre micros e pequenos produtores - principalmente da agricultura familiar.
 
Tereza acredita que a iniciativa trará resultados imediatos aos produtores, principalmente pela melhor qualificação dos projetos, que poderão nascer sintonizados com as ações do governo para este setor. “Nosso objetivo é massificar o acesso ao crédito na agricultura familiar e fortalecer a viabilidade destes investimentos”, destaca, lembrando que o projeto começará a ser operado imediatamente. “Passa a valer a partir de hoje”.
 
O superintendente do Banco, Ricardo Lot, lembrou que mesmo para uma instituição presente em 75 dos 78 municípios sul-mato-grossenses - com expectativa de ampliar sua rede para 100% do Estado até 2010 - sem o apoio da Agraer no atendimento aos produtores, não seria possível superar este desafio, proposto pela secretária Tereza Cristina. “Este convênio será bom para o Banco do Brasil, para o Estado e para os mutuários, afinal, não terão gasto nenhum para chegar até o crédito”, declarou, lamentado que ainda hoje, alguns pequenos produtores tenham que se deslocar por até 100 quilômetros para ir à agência mais próxima.
 
Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, conta que a agência terá um papel decisivo, mas também contará com a participação efetiva dos municípios. “O governador deverá anunciar nos próximos dias outro importante convênio, desta vez agregando a este processo os municípios do Estado”, conclui.