11 de novembro de 2004 - 14:33

Posto de Ervas Medicinais é destaque no Globo Repórter

O Posto de Ervas Medicinais de São Gabriel do Oeste será um dos destaques do Globo Repórter de amanhã, dia 12. A farmácia que traz produtos naturais é um projeto do Sindicato Rural do município em parceria com o Senar-AR/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul) e a prefeitura do município. 

O fechamento da Pastoral da Saúde em São Gabriel do Oeste, que era coordenado pela Igreja Católica, trouxe preocupação para a população da cidade, já acostumada aos remédios caseiros. O Sindicato Rural do município decidiu junto com o SENAR AR/MS oferecer a capacitação Plantas Medicinais e Remédios Caseiros. Desse curso, nasceu o interesse dos participantes e das senhoras da antiga Pastoral da Saúde em abrir o Posto de Ervas Medicinais. 

A coordenadora do projeto e diretora do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Luzicler Ruela, conta que o Posto começou a funcionar em 17 de outubro de 2001 e produz hoje 23 tipos de medicamentos, além da comercialização das ervas. Uma das atrações da cidade, tem entre produtos mais vendidos a pomada milagrosa e o comprimido emagrecedor. “A pomada milagrosa serve para picadas de inseto, queimaduras, machucados, ferida, lepra, furúnculos, unheiras, verrugas e tem muitas utilidades”, explica Luzicler. 

O sucesso da farmácia deve-se a origem dos moradores de São Gabriel do Estado. Oriundas do sul do País, a população tem na sua cultura familiar traços fortes e relevantes voltados para a cultura do campo, e como tal, o uso das ervas medicinais. 

A renda da população também é um problema para a aquisição de medicamentos alopáticos. Os altos preços de remédios acabam fazendo com que a população de São Gabriel procure nos homeopáticos para tratar de algumas doenças. “Partes dos medicamento são classificadas como complementos vitamínicos ou mesmo suplementos e acabam ajudando a população de São Gabriel”, explica Luzicler. 

Hoje, o posto,  além de contribuir com a população nos custos dos medicamentos, gera ocupação e renda para população. O PEM conta com 11 voluntárias, uma  funcionária responsável pelo atendimento e uma farmacêutica, Vânia Marcon, além de adquirir plantas medicinais da população. 

O PEM - Posto de Ervas Medicinais está instalado na rua Goiás, 1.305, com área construída de 80 m2 divididos em sala de atendimento, administração, depósito, cozinha e banheiro, onde são produzidos medicamentos naturais à base de ervas. No pátio, uma horta de 170 m2 foi plantada e conta com 105 variedades de ervas, constituída basicamente de plantas medicinais, já identificadas através de plaquetas, que visam suprir as necessidades básicas.
 
 
Dourados Agora