Notícias.MS | 16 de novembro de 2009 - 05:15 MS

André afirma que Vale Renda deve incentivar busca por melhoria de vida

Coordenadores do Programa Vale Renda nos municípios estiveram reunidos em Campo Grande para avaliar os avanços obtidos nas ações executadas este ano e traçar metas para 2010. Na abertura do encontro, o governador André Puccinelli elogiou o trabalho que os coordenadores e as equipes vêm fazendo junto aos beneficiários em todos os municípios. “Só dar gratuitamente um benefício, não adianta. É preciso concitar o cidadão a vencer na vida, a conquistar o amor próprio, e vocês estão fazendo isso".

O programa começou a ser elaborado em 2007, e, há cerca de 15 meses está sendo executado. O governo assiste 50 mil famílias, com o pagamento de R$ 120,00 mensais, valor que passará a R$ 130,00 a partir de janeiro de 2010. O governador confirmou que no dia 22 de dezembro será paga uma décima terceira parcela do benefício, como forma de ajudar as famílias a terem um Natal melhor.

Puccinelli destacou que o modelo inédito no Estado de transferência de renda através de repasse financeiro, pago por meio de cartão bancário, é uma forma de levar cidadania à população mais carente. A ideia do governador é buscar ainda mais aperfeiçoamento do programa, com a ajuda de quem lida dia-a-dia com as famílias. “Quero que vocês nos tragam sugestões para melhorar cada vez mais”, pediu.

 

Outra ação recente do Programa - a instalação de sedes próprias onde as equipes podem receber e prestar informação e orientação aos beneficiários - terá a primeira etapa, de 40 unidades, concluída até o início do próximo ano. As sedes estão ajudando a estruturar ainda mais o programa, uma condição que vem acontecendo gradativamente e que conta com total de dedicação das equipes, conforme ressaltou a secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas) Tania Garib.

“Vocês são verdadeiros herois e heroínas. Desde o começo, houve um trabalho dedicado de buscar instalações, de resgatar equipamentos, de trazer antigas famílias atendidas por outros programas e encontrar as novas, que precisavam se inseridas”, enalteceu. “É um trabalho que exige que vocês sejam mais que funcionários, exige humanidade, porque lidam com pessoas fragilizadas”.

Tania Garib anunciou que o governo vai iniciar um programa de capacitação para o trabalho entre os integrantes do Programa Vale Renda. A primeira fase prevê a formação de seis mil pessoas pertencentes às famílias contempladas, prioritariamente onde há mais demanda por mão-de-obra. “É certo que teremos esse trabalho em todos os municípios. Há cidades onde estão aflorando empreendimentos, como as usinas sucroalcooleiras, e, por isso há mais urgência de capacitação”, citou, explicando critérios de prioridade.