Fátima News com Assessoria | 14 de novembro de 2009 - 07:01 MAIS ENERGIA

Campanha Nacional de Segurança ganha mais energia no MS

Assessoria

Ação envolveu 35 distribuidoras para alertar 170 milhões de pessoas para o uso seguro da energia elétrica. O reforço veio pela estratégia que a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul desenvolveu para cumprir o seu papel dentro da Semana Nacional de Segurança, uma iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica - Abradee, que visa prevenir acidentes por choque elétrico.

Antes de iniciar o trabalho de conscientização, a Empresa analisou o histórico das áreas com maior frequência e taxa de gravidade dos acidentes. O resultado da pesquisa foi o caminho seguro para a busca de parceiros. Um aliado foi o Corpo de Bombeiros e o outro, o Conselho Regional de Engenharia, afinal os levantamentos que ajudaram a Abradee a definir o foco das mensagens de conscientização trazem números que assustam.

O diretor operacional Edmir José Bosso, ao fazer a primeira palestra da Semana da Segurança 2009, revelou: "O Brasil registra, a cada ano, quase mil acidentes por choque elétrico. Desse total, um terço é de casos são fatais e uma grande parte acontece com o trabalhador da construção civil", alertou.

Com parceiros definidos, a estratégia se completou pela escolha do ambiente e linguagem a ser usada no lançamento da campanha: um espetáculo teatral dentro de um canteiro de obras.

O palco foi a primeira laje de um prédio de 18 andares da Plaenge, a maior construtora de edifícios na capital de Mato Grosso do Sul. A forma descontraída, mostrando que em um ambiente de trabalho pode existir alegria sem deixar de lado a responsabilidade, facilitou o entendimento e despertou mais compromissos.

O armador de ferragem João Rocha ficou convencido: "vou redobrar os cuidados e moderar o excesso de confiança que sempre botei à frente dos meus 26 anos de profissão". Já o presidente do Crea, eng. Jary Castro, afirmou que está pronto para ser um multiplicador dessas ações: "o que registramos aqui é um exemplo para ser repassado aos nossos fiscais de obras e reproduzido no portal de relacionamento com os profissionais da construção civil", assegurou.

O compromisso da Enersul com a divulgação da Semana da Segurança contou, ainda, com apresentação para o público interno da Concessionária, incluindo a realização de palestras pelos técnicos da área da segurança em Sipats de outras empresas e a distribuição dos folhetos educativos em toda as lojas rede de atendimento comercial. Afinal, é mais um compromisso pela segurança em primeiro lugar.