Dourados Informa | 13 de novembro de 2009 - 15:37

Índios ameaçam bloquear MS-156 se Margarida não for demitida

A rodovia MS 156 que liga Dourados a Itaporã poderá ser bloqueada pelos índios se a administradora regional da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) Margarida Nicoletti não seja demitida ainda hoje.

As lideranças indígenas das aldeias de Dourados e dos municípios do sul estado acampadas deste a última sexta-feira na Praça do Cinqüentenário em frente à sede da FUNAI em protesto contra a permanência de Margarida na administração do órgão.

Uma reunião está prevista para acontecer às 10h desta sexta-feira em frente a FUNAI, conforme informou Lucas Paiva um dos líderes do movimento. Ele explicou que os índios deram um prazo até hoje para que a direção da FUNAI substitua Margarida.

Lucas Paiva afirmou que a permanência de Margarida no cargo é prejudicial para os índios de Dourados e das demais aldeias da região. Segundo ele, a administradora está dificultando a sobrevivência dos índios que perderam diversos benefícios depois que Margarida assumiu o cargo.
Paiva disse que um representante dos índios acaba de chegar de Brasília e vai repassar para as lideranças acampadas a posição da direção da FUNAI e dos políticos de Mato Grosso do Sul, entre eles o senador Delcídio do Amaral (PT) que estavam participando das negociações.

A rodovia MS 156 sai de Dourados, passa por Itaporã interligando os municípios de Maracaju, Sidrolândia, Jardim e Campo Grande e tem um grande fluxo de ônibus e caminhões que transportam soja até o porto de Paranaguá.