Fátima News, com Assessoria | 13 de novembro de 2009 - 13:38

Governo federal empenha R$ 1,174 milhão para Amambai

O Ministério da Integração Nacional empenhou nesta sexta-feira (13) R$ 1,174 milhão referente a um crédito especial destinado a socorrer Amambai. O município foi atingido no início de outubro por tempestade de granizo, que destruiu mais de 2 mil casas e deixou cerca de 8 mil pessoas desabrigadas. A liberação dos recursos ficou acertada em audiência realizada no dia 21 de outubro pela bancada federal e o prefeito Dirceu Lanzarini (PR) com o ministro Geddel Vieira Lima.

A informação foi transmitida hoje pela manhã ao prefeito pelo deputado federal Moka, coordenador da bancada do Estado no Congresso Nacional. O próximo passo, de acordo com Moka, é trabalhar pela liberação imediata do dinheiro. "O empenho é a garantia de que o município poderá assumir compromissos, que os recursos vão chegar. Mas vamos tentar a liberação o mais rápido possível", afirmou o líder da bancada.

Segundo o prefeito Dirceu Lanzarini, Amambai ainda não voltou totalmente à normalidade. Mas garantiu que ao menos metade das 2.000 casas atingidas pelo vendaval teve o telhado recuperado. "Só temos cuidado desse problema nos últimos dias. Queremos que as famílias possam voltar a viver como antes, com segurança e alegria", disse. Lanzarini informou que o município, apoiado pela Defesa Civil do Estado, conseguiu substituir o telhado de 300 das 700 casas afetadas na Aldeia Guarani-Caiuá, em Amambai. 

O prefeito destacou o apoio que o município recebeu do Governo do Estado, da bancada federal e do Ministério da Integração Nacional. "Agradeço a todos os senadores e deputados que nos apoiaram em Brasília, em especial o deputado Moka, que comandou todas as articulações bem-sucedidas junto ao Governo federal", observou.