Invertia | 13 de novembro de 2009 - 08:49

Vendas do comércio crescem pelo 5º mês seguido, diz IBGE

O volume de vendas do comércio varejista subiu 0,3% em setembro, frente o mês anterior, segundo dados com ajuste sazonal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. É o quinto mês consecutivo de avanço do setor. A receita nominal subiu 0,2% na mesma comparação.

Na relação com setembro de 2008, as vendas e a receita cresceram 5% e 8,1%, respectivamente. Os indicadores acumulam alta de 4,7% e 9,4% nos nove primeiros meses do ano. O volume de vendas foi puxado por veículos e motos, partes e peças (9,1%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,8%).

Já o segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, apresenta a maior variação (9,7%) frente o mesmo mês do ano passado. "Esse resultado, acima da média, justifica-se pelo aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de rendimento real habitual dos ocupados", afirmou o IBGE em nota.

Quanto às regiões do País, 23 Estados tiveram resultados positivos na comparação anual, com a liderança do Piauí (14%), seguido por Rondônia (10,1%), Sergipe (9,4%), Amazonas (8,4%) e Acre (8,4%). Apenas Maranhão (0,9%), Espírito Santo (2,4%), Tocantins (9,2%) e Paraíba (10%) registraram taxas negativas.

No terceiro trimestre, as vendas no varejo brasileiro acumularam avanço de 5,3%. O dado de vendas em agosto foi revisto para alta de 0,6% sobre julho, ante divulgação preliminar de 0,7%.