MS Notícias | 12 de novembro de 2009 - 17:34

São Gabriel é selecionado pra abrigar ponto de cultura de MS

Ações de cultivo das tradições do município de São Gabriel do Oeste receberão, em breve, incentivos financeiros do Ministério da Cultura. A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) selecionou o município para ser um Ponto de Cultura no Estado, com o trabalho feito pela Prefeitura em parceria com o CTG Chama Crioula. A definição foi publicada, esta semana, no Diário Oficial.

De acordo com o projeto elaborado em parceria com a Prefeitura, o trabalho prevê ações de incentivo e cultivo das tradições que ajudaram a formar a história e a cultura de São Gabriel do Oeste, por meio do ensino de danças, músicas, poesias, história e culinária. “Uma das questões levantadas recentemente pela comunidade é a necessidade de resgatar e guardar as nossas tradições”, disse a presidente da Fundação de Cultura (Fungab), Idione Perin. “Esse projeto é o primeiro passo para manter viva a chama cultural de São Gabriel”.

Com a seleção, o CTG Chama Crioula receberá R$ 180 mil, em três anos, para financiar as ações já realizadas pela entidade. O projeto, que foca os costumes gaúchos e sul-mato-grossenses e as etnias italiana e alemã, é destinado a toda a população do município.

"O CTG Chama Crioula atualmente oferece atividades de cultivo às tradições do sul do país, através dos grupos de dança e invernadas artísticas. Esse projeto vem para aumentar e aprimorar nossas especialidades, englobando as demais culturas formadoras de nosso município”, destaca o patrão do centro, Airton Fronza.

Pontos de Cultura

Os pontos de cultura criados pelo Ministério da Cultura deverão funcionar como instrumentos de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades de Mato Grosso do Sul. Está prevista a implantação de pelo menos 30 pontos de cultura em todo o Estado, por meio de parceria do Governo Federal com o Estado.

Por meio destes pontos serão desenvolvidas ações contínuas em várias áreas culturais: Culturas Populares, Grupos Étnico-Culturais, Patrimônio Material, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Difusão do Conhecimento, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas e/ou Ações Transversais.