11 de novembro de 2004 - 13:13

Explosão mata 4 pessoas em fábrica de explosivos em SP

A explosão de um galão da fábrica de explosivos Órica Brasil, em Lorena, no Vale do Paraíba, em São Paulo, às 8h30 de hoje, provocou a morte de quatro pessoas e causou ferimentos em 12, além de um incêndio na unidade. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local. Ainda não se sabe a causa da explosão.

Os feridos foram levados em estado grave para a Santa Casa de Lorena. Depois da primeira explosão, que foi ouvida em um raio de 5 quilômetros, outras duas foram registradas. No momento do acidente havia 35 pessoas próximas ao local. Cerca de 600 pessoas trabalham na fábrica.

O explosivo que causou o acidente é do tipo "encartuchado", utilizado em pedreiras e recheado com uma massa líquida. Ao Contrário do dinamite, que é detonado em contato com fogo, o encartuchado necessita de uma aparelhagem especial para a detonação.

O galpão começou a funcionar em janeiro desse ano. A empresa, que tem 50 anos, é uma das maiores produtoras de detonadores do mundo, e não tem histórico de acidentes dessas proporções. A assessoria de imprensa da fábrica anunciou que vai prestar auxílio às famílias dos acidentados.
 

 

Terra