Dourados Informa | 12 de novembro de 2009 - 14:07

ONG douradense auxilia familiares de deficientes múltiplos

Há três anos foi fundada em Dourados a Associação Alecrim, formada por pais e familiares de pessoas com deficiências múltiplas e severas.

A associação é uma organização não-governamental que é coordenada pelo professor Ronaldo Ferreira Gomes, com o intuito de buscar melhoras na qualidade geral de vida das pessoas com deficiências e de familiares, realizando ações que resultem em melhorias sociais.

“Eu e minha esposa resolvemos fundar a associação a partir das dificuldades que enfrentamos para cuidar do tratamento do filho Rafael, que ao nascer teve paralisia cerebral”.

A paralisia do menino, que hoje tem 11 anos, afetou a visão e os movimentos motores. De acordo com Ronaldo, o SUS (Serviço Único de Saúde) cobre o tratamento para os deficientes que precisam de um acompanhamento contínuo de médicos, fisioterapeutas, entre outros especialistas, mas devido a falta de estrutura de Dourados, na cidade não existe esse tipo de tratamento.

Estão cadastradas atualmente na entidade, pelo menos 42 famílias, que se encontram periodicamente, para troca de experiências, além de juntos tentarem buscar melhores condições de tratamento para os pacientes assistidos pela associação.

Membros da associação estão lutando para conseguir implantar em Dourados um projeto que propõe a criação do Centro de Reabilitação do Movimento, que é coordenado pelo neurocirurgião Dr. Marcel Pierobom.

As reuniões da entidade acontecem às quartas-feiras, em escolas, casas, associações, uma vez que a Alecrim ainda não tem sede própria. Quem quiser contribuir de qualquer forma com Alecrim por entrar em contato pelo site www.alecrimdourados.blogspot.com ou pelo telefone 3424-5920.