Dourados Informa | 12 de novembro de 2009 - 09:23

Dourados sedia no sábado o 18º Encontro da Família Mattos

Está marcado para o próximo sábado (14) mais um Encontro Internacional da Família Mattos. Neste ano, o evento acontece no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Querência do Sul, em Dourados. Esta é a 18ª edição do encontro anual da família de pioneiros, a maioria realizada em Dourados. Outras edições aconteceram em Ponta Porã, São Luiz Gonzaga (RS) e em Campo Grande. No entanto, o evento já ganhou proporções internacionais. No ano passado, o encontro foi realizado na cidade de San Ignácio, província de Misiones, na Argentina.

A expectativa para o encontro é grande, segundo a diretoria da Amattos (Associação da Família Mattos). Geralmente, a média de participação nos encontros dos Mattos é de 1,5 mil pessoas, mas em uma das edições realizadas em Dourados, 2,2 mil pessoas participaram. Neste ano, a diretória espera reunir em Dourados pelo menos 1,5 mil pessoas. O encontro regional da Família Mattos deve reunir descendentes de várias regiões de Mato Grosso do Sul.

Segundo o presidente da Amattos, Rozemar Mattos Souza, pesquisas comprovam que o tradicional encontro dos Mattos já se tornou a maior festividade familiar do país. Até hoje, não há registros de que no Brasil seja realizado outro encontro familiar que reúna mais de 1.250 pessoas. Ele acredita que o encontro em Campo Grande será um marco na história da família. “Será também uma referência no que diz respeito ao resgate histórico da cultura e da luta da família Mattos pelo crescimento e desenvolvimento de várias regiões do nosso Estado”, comenta o presidente.

Atualmente, a Amattos conta com mais de 6 mil associados. Deste número, mais de 2 mil são da cidade de Dourados. Existe hoje mais de quatro conselhos regionais que ajudam na organização das atividades e cadastramentos dos membros da família e futuros associados que aumenta a cada dia que passa.
A diretoria da Amattos de Dourados preparou diversas atividades para que os membros da família possam realizar um encontro que propicie um dia agradável e que fortaleça os laços de integração entre os parentes. O evento é voltado exclusivamente para os descendentes da família, incluindo esposos e esposas, e os organizadores esperam que o número de presentes supere os outros encontros. Os convites para a festa estarão à venda no escritório da Amattos (rua João Candido do Câmara esquina com a Ciro Melo) ao custo de R$ 15,00 cada. Maiores informações pelo telefone 3423-5715.

FAMILIA

A Família Mattos tem origem portuguesa e parte dela chegou ao Brasil em 1750 na região de Laguna, em Santa Catarina. Em 1800 foram para a região das Missões no Rio Grande do Sul e em 1900 parte destes Mattos vieram desbravar Ponta Porã e Dourados, no então Estado de Mato Grosso. Aqui fizeram história, tendo participação em todos os movimentos, quer na área social, comercial ou político. O presidente de honra é Alkindar Mattos Rocha.