12 de novembro de 2009 - 05:17

Curso de acessibilidade tem início nesta quinta-feira no Crea-MS

De 12 a 14 de novembro, a arquiteta Thaís Frota ministra no Crea-MS, em Campo Grande, o curso Arquitetura acessível: como fazer vistorias e elaborar laudos de acessibilidade. Do conteúdo programático fazem parte conceitos básicos de acessibilidade, procedimento e métodos de vistoria, elaboração de relatórios técnicos, entre outros.

Durante o curso, que é direcionado a profissionais e estudantes de arquitetura e engenharia e também a gestores públicos e demais pessoas ligadas ao assunto, acontecerão visitas técnicas em parques, praças públicas, universidades e no centro de Campo Grande.

Thaís Frota nasceu em Santos, em 28 de agosto de 1981. É especializada em acessibilidade e se dedica à questão desde 2005, quando apresentou o trabalho de conclusão de curso “Parque Sensorial”, indicado ao prêmio Ópera-prima pela FAU/Unisantos. Desde então já realizou cerca de mil vistorias técnicas e laudos, sempre ligados ao assunto. “Todos os dias da minha vida profissional foram dedicados à questão da acessibilidade”.

Sua grande meta é popularizar o assunto – que contribuirá para uma maior conscientização das pessoas em relação à questão da acessibilidade. Sobre a falta de acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos mais diversos locais, a arquiteta acredita que “este cenário já está começando a mudar. Tudo começa pelas políticas públicas e incentivos. E quanto mais as pessoas denunciarem a falta de acessibilidade, mais as leis serão cumpridas. Quanto mais as pessoas, mesmo as pessoas que não têm nenhuma deficiência, como eu por exemplo, denunciarem, mais a sociedade se conscientizará e mais políticas públicas atuarão a respeito”.

Guia de acessibilidade - A iniciativa é parte do projeto para e elaboração do Guia de Acessibilidade de Campo Grande, idealizado pela Associação de Doenças Neuromusculares de Mato Grosso do Sul (Adone-MS) e do Centro de Referência em Distúrbios do Movimento (Unepe), que disponibilizará gratuitamente informações acerca das condições de infra-estrutura e acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a locais públicos da capital - estabelecimentos comerciais, de ensino, lazer e de serviços. O material será distribuído a associações de bairros, entidades ligadas à acessibilidade, agências de turismo, aeroportos, rodoviárias, hotéis, bares e restaurante, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.creams.org.br ou pelos telefone 67 3368-1021 ou 3026-6311.

Blog: http://thaisfrota.wordpress.com/

Twiiter: www.twitter.com/acessibilidade