Folha Online | 11 de novembro de 2009 - 08:51

Turismo mundial terá queda de até 8% neste ano, diz OMT

A OMT (Organização Mundial do Turismo) apontou ontem uma queda de entre 6% e 8% nas receitas geradas pelo turismo mundial em 2009 e um moderado crescimento em 2010.

Segundo a organização, a queda no faturamento superará em um ou dois pontos percentuais a baixa no volume de turistas, já que os consumidores continuam viajando, embora procurem preços mais baixos, tentem ficar mais perto de casa e viajem por menos tempo.

Após essa queda, a tendência de baixa iniciada em setembro de 2008 parece ter começado a chegar ao seu limite, segundo a OMT, com um princípio de recuperação nos meses de julho e agosto.

A última edição do Barômetro do Turismo Mundial da OMT, pesquisa feita com mais de 330 especialistas de todo o mundo e divulgada ontem, mostra que a confiança no setor turístico "está sendo gradualmente recuperada" após dois períodos de quedas históricas.

Todas as regiões do mundo foram afetadas pela crise, exceto a África, onde houve aumento de 4% nas receitas oriundas do turismo, enquanto que Europa, Oriente Médio e as Américas tiveram os piores resultados.

Nas Américas, com retrocesso de 7%, ainda não há sinais claros de reversão da atual tendência de baixa, já que os números continuaram negativos no segundo trimestre, assim como nos meses de julho e agosto.

A América do Sul apresenta os melhores resultados da região, por enquanto, com uma redução de apenas 1%.

As previsões para 2010 indicam que a Ásia experimentará a recuperação mais notável, enquanto que a Europa e as Américas demorarão mais para se recuperar.

A África deve continuar com números positivos devido à realização da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.