Folha Online | 11 de novembro de 2009 - 08:06

Inadimplência do consumidor tem primeira queda no ano, aponta Serasa

A inadimplência dos consumidores caiu 0,5% em outubro na comparação com o mesmo mês no ano passado. De acordo com o indicador da Serasa divulgado nesta quarta-feira, é a primeira queda na comparação anual em 2009.

Em outubro de 2008, o Brasil passava por um dos piores momentos da crise econômica mundial, com retração no consumo, na produção e no crédito. Já no mesmo mês deste ano, destacam os analistas da Serasa, os sinais de recuperação da economia têm favorecido a queda gradual da inadimplência.

No confronto com setembro, o indicador apontou leve alta de 0,4%. O pagamento do 13º salário deve contribuir para a redução da inadimplência até o final do ano. No acumulado dos dez primeiros meses, a expansão chega a 7,9% --patamar apenas um pouco acima do registrado no comparativo entre janeiro e outubro de 2008 e de 2007 (7,5%), período caracterizado pelo crescimento econômico.

As dívidas com bancos lideraram o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor no acumulado do ano, com participação de 44,6%, seguidas de cartões de crédito e financeiras (36,2%) e cheques sem fundos (17,3%).