11 de novembro de 2004 - 09:27

Mulheres lideram 46% dos pequenos negócios, revela pesquisa

As mulheres brasileiras se firmaram nos últimos anos não apenas como líderes de suas famílias, mas também como empreendedoras de sucesso, com histórias que podem servir de base para o surgimento de novas empresárias no país. Hoje, elas lideram cerca de 46% dos pequenos negócios existentes no Brasil, contra 29% em 2000, segundo pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor(GEM), instituição internacional que analisa o empreendedorismo em 31 países. Com base nessa constatação, o Sebrae idealizou o Prêmio Mulher Empreendedora, que será lançado nesta quinta-feira na sede da instituição, nesta capital, para as mulheres fluminenses.

A gerente da Área de Cultura Empreendedora do Sebrae/RJ, Maria Helena Braule, revelou que a idéia é divulgar experiências de mulheres empreendedoras que foram obtiveram êxito em suas especialidades. "A gente sabe que o estado do Rio, por exemplo, é muito rico em talentos femininos. As pessoas, então, sabedoras desse prêmio, poderão se inscrever", afirmou.

Maria Helena Braule enfatizou que o objetivo do Sebrae, ao criar o prêmio, é o de destacar o papel da mulher como geradora de postos de trabalho e de novas riquezas para a economia brasileira. Segundo a gerente, "muitas vezes as pessoas começam a atuar de uma forma informal e depois se consolidam e passam a ter resultados muito interessantes".

Criado pelo Sebrae em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil), o prêmio receberá inscrições até o dia 20 de dezembro próximo. Podem participar cooperativas, pequenas empresas e associações lideradas por mulheres, segundo informou a assessoria de imprensa do Sebrae/RJ. Serão premiadas na etapa final, em nível nacional, cinco empreendedoras (uma por região) que ganharão uma viagem internacional para um centro de empreendedorismo na Europa.
 
 
Agência Popular