Folha Online | 10 de novembro de 2009 - 10:18

PF prende 20 na Paraíba acusados por fraudes em obras do PAC

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira 20 pessoas acusadas de burlar a competitividade das licitações em obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na Paraíba.

A operação, batizada de Transparência, cumpriu os 20 mandados de prisão temporária e 36 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara de Justiça Federal.

A Polícia Federal informou que a quadrilha tinha como foco obter recursos provenientes de convênios federais firmados com o Ministério da Saúde, através da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Um parte desses recursos vinha do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Segundo a PF, as investigações começaram em julho de 2009, a partir de informações coletadas pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e pela Receita Federal, com a abertura de inquérito policial.

Os suspeitos são acusados de crime contra a ordem tributária, corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e formação de quadrilha.

Os presos homens foram encaminhados ao Centro de Educação da Polícia Militar e as mulheres ficarão na Superintendência de Polícia Federal na Paraíba.