Terra | 10 de novembro de 2009 - 08:23

Chefe de agência do INSS em MT é condenada a 5 anos de prisão

A chefe da agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) de Cuiabá, Sofia Taques Leite, presa em flagrante pela Polícia Federal, no mês de setembro, foi condenada pela Justiça Federal a cinco anos de prisão e a perda do cargo público. A Justiça também determinou que ela pague indenização de R$ 1.089.687,79 ao INSS pelo dano causado com inserção de dados falsos em aposentadorias. O valor da multa equivale à quantia desviada pela servidora.

A decisão foi tomada pelo juiz federal César Augusto Bearsi no dia 3 de novembro, mas só foi divulgada nesta segunda-feira. O procurador da República, Douglas Santos Araujo, estuda a possibilidade de pedir aumento da pena junto ao Tribunal Regional da 1ª Região (TRF-1).

Sofia Taques Leite ocupou, entre os anos de 2004 e 2006, o cargo de gerente de serviços de benefícios em Mato Grosso. No momento da prisão pela polícia, ela estava com cartão de saque do INSS referente a dois dos três benefícios comprovadamente fraudados e que eram concedidos desde 1994.

Somente com estes benefícios, foram recebidos R$ 956.850 desde a concessão. Ela alegou que o dinheiro sacado pertencia a uma tia distante, informando apenas que residia na cidade de Barão de Melgaço, interior de Mato Grosso.