G1 | 9 de novembro de 2009 - 09:47

Alunos com endereço errado no Enade terão atestado de dispensa

Os estudantes que receberam endereço errado e não conseguiram fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2009 terão atestado de dispensa, informa o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Quem fica com falta na prova tem o diploma universitário retido.

A prova foi aplicada neste domingo (8) para mais de 1,1 milhão de estudantes em 997 cidades brasileiras. Foram avaliados estudantes de 7.080 cursos, de 1.807 diferentes instituições, num total de 15 áreas de graduação e 7 de cursos superiores tecnológicos. O índice de abstenção deve ser divulgado na segunda (9). 

Segundo o Inep, houve problemas de endereços equivocados em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Petrolina (PE). Em nota divulgada na noite de domingo, o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirma que “estes estudantes não terão nenhum prejuízo e receberão atestados de dispensa”.

O Inep informou ainda que a prova ocorreu em clima de “tranqüilidade”. Em uma escola de Brasília, porém, o instituto afirma que “houve registro de arruaça por parte de estudantes que deixaram a sala antes do tempo mínimo previsto e tentaram impedir os demais de fazerem a prova, fazendo barulho com megafones. No entanto, o índice de participação nessa escola foi dentro do esperado”.


Os gabaritos divulgados neste domingo são preliminares e, segundo o Inep, podem ser modificados se houver alguma contestação pertinente.


Os cerca de 1.200 estudantes que não tinham sido inscritos por suas instituições e precisaram impetrar um mandado de segurança conseguiram fazer a prova. “O Inep acatou e orientou a empresa contratada para aplicação do Enade para assegurar a participação de todos”, diz a nota.