Folha Online | 9 de novembro de 2009 - 05:32

Palmeirenses se revoltam com árbitro em derrota para o Fluminense

Depois de perder para o Fluminense por 1 a 0, neste domingo, no Maracanã, e deixar a liderança do Campeonato Brasileiro escapar --o São Paulo assumiu a ponta--, os jogadores do Palmeiras saíram de campo revoltados com a arbitragem.

A principal reclamação foi de um gol anulado por Carlos Eugênio Simon. Obina marcou de cabeça no primeiro tempo, mas Simon viu falta do atacante.

"Eu estava na área e o agarra-agarra existe. Fiz o gol e o juiz anulou. Paciência", disse Obina.

Para o meia Diego Souza, quem sofreu falta na jogada foi Obina.

"Para todo o Brasil já está informado que o gol foi totalmente legal. O Obina até sofreu falta. Com isso a gente fica bastante chateado, porque sair na frente é bastante importante", reclamou.

Assim que a partida acabou, o técnico Muricy Ramalho entrou no campo e foi reclamar com Simon. "Eu não costumo nunca ir ao juiz. Fui cumprimentar e dizer que ele errou muito. Eu falei: você errou demais, só isso", explicou o técnico.

O zagueiro Danilo foi outro deixou o campo revoltado. "Um árbitro de Copa do Mundo... Toda hora erra, p... Foi gol legítimo, c... Apitou p... nenhuma", desabafou, aos berros, o zagueiro, que foi capitão na partida deste domingo.

Mas não foi só o gol anulado de Obina que gerou protestos por parte dos palmeirenses. O lateral Armero levou uma cabeçada de Alan e saiu de campo sangrando. Simon não puniu o jogador do Fluminense.

"Todo mundo viu, tem aqui a marca. Ele [Alan] vem em cima, me bate e o bandeira não fala nada", declarou Armero.

Dirigente irritado

O gerente de futebol Toninho Cecílio foi ainda mais enfático nas críticas."

Faltou coragem para dar um gol legítimo, faltou peito. É inaceitável isso a essa altura do campeonato. É fácil apitar um lance desse, é só dar o gol. O Obina até sofreu a falta, isso ficou claro em todas as imagens. Por que não chama o Simon para dar uma coletiva e explicar? Sérgio Corrêa [presidente da Comissão Nacional de Arbitragem], lidere os árbitros para dar explicação em uma marcação absurda dessa. Por que um árbitro comete um erro crasso e não dá explicação? É uma vergonha, um erro técnico, gravíssimo. Inadmissível", declarou.

" Simon, você já apitou Copa do Mundo, tenha coragem. Futebol é para gente de coragem, personalidade. O Simon foi covarde. Os torcedores estão revoltados, senhor Simon. Vamos ver as providências que serão tomadas, está começando a estragar o campeonato. É pênalti que não dá para as outras equipes. Esse erro não teve dúvida, qualquer árbitro iniciante validaria e ninguém me faz pensar o contrário", continuou.

"Jamais a gente colocou em dúvida o caráter de um árbitro. Ele tem família, tem filho. Eu seria leviano [se fizesse isso]. É um arbitro credenciado, experiente. Errou infantilmente em um jogo decisivo. Isso não dá para aceitar. Foi um erro gravissimo", encerrou.