Folha Online | 6 de novembro de 2009 - 13:50

PF deflagra operação para combater fraude de R$ 5,5 milhões no Pronaf

A Polícia Federal desencadeou hoje uma operação para combater fraudes no Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar) na Paraíba. As fraudes teriam provocado um prejuízo de R$ 5,5 milhões.

Participam da ação 50 policiais federais, que tentam cumprir cinco mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão. A operação acontece nas cidades paraibanas de João Pessoa, Pombal e Sousa.

Os créditos fraudulentos seriam concedidos na agência do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste de Pombal.

De acordo com a PF, foram presos um secretário municipal, fazendeiros, um advogado, um gerente e um ex-gerente de banco.

A PF informou que os presos serão interrogados durante todo o dia por delegados da corporação. Os documentos apreendidos serão analisados por policiais.

O esquema

De acordo com a PF, a quadrilha utilizava "laranjas" para conseguir créditos do Pronaf nas agências do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste de Pombal.

Os laranjas, entretanto, não tinham o perfil necessário para obter o empréstimo.Elas só conseguiam porque havia a participação de funcionários da agência.

De acordo com a PF,um dos líderes da quadrilha estaria ameaçando funcionários do Banco do Nordeste. Além disso, ele estaria aliciando laranjas que se dirigiam ao Banco para denunciar o esquema.