Terra | 6 de novembro de 2009 - 13:37

Lugo troca chefe das Forças Armadas e fecha reforma militar

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, substituiu nesta sexta o comandante das Forças Armadas, o contra-almirante Cíbar Benítez, com o que completa a reformulação da cúpula militar iniciada há dois dias.

Segundo informou a Direção de Comunicação Social das Forças Armadas do Paraguai em comunicado, Cíbar Benítez será substituído pelo general-de-brigada Juan Óscar Velázquez ainda hoje, em um ato na Academia Militar, perto de Assunção.

Velázquez, 53 anos, cedeu ontem o Comando do Exército ao general-de-brigada Bartolomé Pineda, enquanto assumiram seus postos os novos comandantes da Força Aérea e da Marinha, o general Hugo Aranda e o contra-almirante Edberto Orué.

Lugo havia ordenado as mudanças na quarta-feira, um dia após negar a existência de planos contra o processo democrático, embora tenha reconhecido que pode haver "pequenos grupos" de militares que poderiam "ser utilizados pela classe política".

As trocas ordenadas por Lugo foram questionadas por alguns membros da oposição, entre eles o antecessor de Cíbar Benítez, o general reformado Bernardino Soto Estigarribia, que chamou a atitude do presidente de "falta de respeito".

"Não sei o que disfarça com isso", assegurou Soto, que foi o principal chefe militar durante o mandato do antecessor de Lugo, Nicanor Duarte, e que agora lidera uma nova corrente interna do Partido Colorado, derrotado nas eleições de 2008.