AL / MS | 7 de novembro de 2009 - 05:49

Portadores de gagueira já podem exigir desconto na tarifa de telefone

Os portadores de gagueira já podem exigir desconto na tarifa de telefone. Foi promulgada nesta quarta-feira (04/11) a Lei nº 3.770 que obriga as empresas de telefonia celular de Mato Grosso do Sul a concederem 50% de desconto telefônico para pessoas que atestarem ser portadoras de distúrbios na fluência e temporalização da fala.
 
O cidadão, para ter o benefício, deverá apresentar avaliação efetuada por um profissional da fonoaudiologia especializado em fluência, comprovando a sua condição. Já as empresas deverão instalar nos aparelhos celulares dos beneficiados bloqueadores visando a não utilização indevida.
 
Para o autor da Lei, deputado estadual Diogo Tita, o benefício vai possibilitar que os portadores de distúrbios na fala tenham uma vida normal, já que muitos até evitam usar os aparelhos telefônicos devido ao custo alto das ligações. “São cidadãos com necessidades especiais, que tem dificuldades na comunicação, mas que agora não precisam mais fugir do uso do telefone, mas sim usá-lo normalmente, aliá-lo na vida pessoal e profissional”, afirmou.