Diário MS | 5 de novembro de 2009 - 13:13

PF não vê indícios de sequestro em Paranhos

A nota enviada a imprensa pela Polícia Federal atualizou informações referentes as investigações sobre o confronto entre índios e fazendeiros na região da fazenda São Luiz, em Paranhos, sul do Estado e não oficializou as informações a respeito do desaparecimento de dois índios no local.

De acordo com a nota, a delegacia da Polícia Federal em Naviraí está investigando o confronto desde segunda-feira passada, dia 2. Na terça e quarta-feira um delegado da PF colheu depoimentos que, segundo a assessoria, comprovam a invasão por parte dos índios da Aldeia Pirajuí e o confronto entre eles e homens armados.

A nota ainda afirma que outras informações a respeito do ocorrido, como o desaparecimento de dois índios nos local, não têm confirmação oficial da PF.

Genivaldo Vera e Rolindo Vera teriam desaparecido durante a desocupação da fazenda que fica a 50 quilômetros aldeia Pirajuí, em Paranhos, a qual o grupo de indígenas pertencia

Confira a nota na íntegra:

A Delegacia de Polícia Federal em Naviraí está investigando o confronto entre índios da Aldeia Pirajuí e homens armados, ocorrido em área da Fazenda São Luis, que situa-se no município de Paranhos, no Estado de Mato Grosso do Sul.


Desde segunda-feira, dia 02/11, a Polícia Federal mantém na região equipes de policiais investigando o confronto e seus desdobramentos.


Como uma fase da investigação, nos dias 03 e 04/11, esteve no local um Delegado de Polícia Federal, que colheu depoimentos de diversas pessoas.


Os depoimentos e demais investigações realizadas indicam fatos que são praticamente incontroversos e que, pelo apurado até o momento, realmente aconteceram:

- a invasão da Fazenda São Luiz por parte do indígenas

- o confronto armado que resultou na expulsão dos silvícolas


Demais informações divulgadas na imprensa não têm confirmação oficial. Assim, tem sido divulgado o desaparecimento de dois índios, que teriam sido mortos ou sequestrados durante o confronto. Foram realizadas buscas no local e em toda região, não sendo encontrada até agora nenhuma evidência que confirme ou desminta tais mortes ou sequestros.


A Delegacia de Polícia Federal em Naviraí mantém permanente equipe de policiais na região, lá permanecendo até o esclarecimento dos fatos.